quarta-feira, 4 de abril de 2012

Montando ambiente de desenvolvimento Java com Eclipse + Subclipse + JBoss + Postgres no Ubuntu 12.04

Bom dia, com a chegada do Ubuntu 12.04 LTS no mercado eu já estou preparando minha máquina para uma instalação limpa do sistema. Tenho um Core 2 Duo que já mostra os primeiros sinais de velhice então nos meus planos, será a última instalação que eu farei na máquina principalmente considerando que a 12.04 terá 5 anos de suporte da Canonical.

Para preparar minha máquina para receber a nova versão eu resolvi criar este manual para montar um ambiente de desenvolvimento java usando as ferramentas do título, Eclipse, Subclipse, jBoss e Postgres. Como eu apanhei com alguns detalhes eu achei que seria importante postar as informações.
Ubuntu - 12.04 x86 (32bits)
Eclipse - Indigo
Subclipse - 1.6.x
JBoss - 4.2
Postgres - 9.1
Java - 1.6
O jBoss é antigo porque é com ele que trabalhamos na empresa.
Enquanto escrevo o post a versão final do Ubuntu 12.04 ainda não foi lançada, os passos aqui descritos foram testados na versão Beta 2.

DOWNLOAD
Após instalar o Ubuntu (acho que a instalação é muito intuitiva e não tenho como objetivo abordar essa instalação) 1- entre em http://www.eclipse.org/downloads e faça o download da Eclipse IDE for Java EE Developers, as opções que ele vai apresentar já serão referentes ao SO que você está acessando. 2- Depois entre em http://www.jboss.org/jbossas/downloads e faça o download do JBoss 4.2.3 (provavelmente você pode baixar um mais recente, estou falando desse porque é o que eu estou acostumado a trabalhar). 3- Entre em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk-6u31-download-1501634.html, clique em "Accept License Agreement" e depois faça o download da JDK referente a Linux x86 (32bits), o arquivo é "jdk-6u31-linux-i586.bin". 4- Agora abra o terminal (Ctrl+Alt+T) e digite $sudo apt-get install postgresql, ele vai pedir sua senha e instalar o Postgres na sequência. E para ajudar na manutenção do banco instale o pgAdmin digitando o comando $sudo apt-get install pgadmin3 também no terminal.


DESCOMPACTAR
Tendo baixado tudo entre na pasta de Downloads, 1- clique com o botão direito em cima do eclipse compactado e clique em "Extrair aqui" (você pode fazer via terminal se quiser), 2- também clique com o botão direito em cima do jboss compactado e clique em "Extrair aqui". 3- Abra o terminal, entre na pasta Downloads ($cd ~Downloads/) dê permissão de execução para o jdk que você baixou ($sudo chmod +x jdkQueEuBaixei.bin) e depois execute-o ($./jdkQueEuBaixei.bin), confirme tudo e ele vai gerar uma pasta da jdk na pasta ~Downloads/.


VARIÁVEL JAVA_HOME
Por algum motivo que eu ainda não sei (se souberem comentem), ao executar o binário da jdk este não define a variável de ambiente JAVA_HOME, então se você for tentar executar o eclipse ele vai dar problema. Para definir esta variável abra o terminal e digite $sudo gedit /etc/profile. Um arquivo será aberto com algumas informações que você não deve alterar, vá até o final dele e adicione as seguintes linhas:
JAVA_HOME=/home/seuusuario/Downloads/jdkQueEuBaixei
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin export PATH
Salve e feche este arquivo. Reinicie o computador (não sei como fazer para o sistema recarregar as variáveis de ambiente sem reiniciar, se alguém souber comente). Quando o computador reiniciar, abra a pasta do eclipse (~Downloads/eclipse) e clique duas vezes sobre o executável do eclipse, o programa deverá abrir com alegria.

INSTALANDO SUBCLIPSE
Agora com o eclipse aberto vamos instalar o Subclipse. Clique no menu Help>Install New Software..., em seguida clique em add, na janela que abrir você vai colocar o Name que quiser (pode ser Subclipse 1.6) e no campo Location coloque http://subclipse.tigris.org/update_1.6.x clique em Ok e selecione a nova fonte que você acabou de adicionar. Ele vai te mostrar 3 opções na parte de baixo, marque a terceira e siga o padrão Next>Finish. Em algum momento durante o download e instalação do plugin uma mensagem de warning vai aparecer, marque Ok nessa mensagem e ele completará a instalação com sucesso. 
 
Completada a instalação do subclipse reinicie o eclipse. Provavelmente um erro de JavaHL será apresentado, aqui comigo o erro era o seguinte: no libsvnjavahl-1 in java.library.path no svnjavahl-1 in java.library.path no svnjavahl in java.library.path. Para resolver o problema 1- Feche o eclipse e abra o terminal, 2- Digite $sudo apt-get install libsvn-java 3- Entre na pasta do eclipse (~Downloads/eclipse) abra o arquivo eclipse.ini e adicione o parâmetro -Djava.library.path=/usr/lib/i386-linux-gnu/jni/ antes de -Dosgi.requiredJavaVersion=1.5, depois da alteração meu eclipse.ini ficou assim:

-startup
plugins/org.eclipse.equinox.launcher_1.2.0.v20110502.jar
--launcher.library
plugins/org.eclipse.equinox.launcher.gtk.linux.x86_1.1.100.v20110505
-product
org.eclipse.epp.package.jee.product
--launcher.defaultAction
openFile
-showsplash
org.eclipse.platform
--launcher.XXMaxPermSize
256m
--launcher.defaultAction
openFile
-vmargs
-Djava.library.path=/usr/lib/i386-linux-gnu/jni/
-Dosgi.requiredJavaVersion=1.5
-XX:MaxPermSize=256m
-Xms40m
-Xmx512m 
Para mais informações sobre o que você acabou de fazer dê uma olhada no tópico "Linux" do seguinte endereço: http://subclipse.tigris.org/wiki/JavaHL
O caminho "/usr/lib/i386-linux-gnu/jni/" eu encontrei abrindo o terminal e digitando $sudo updatedb e $locate javahl depois de completar o passo 2.


FINALMENTE
Agora entre no Eclipse, vá até a aba "Servers", clique com o botão direito>New>Server. Na lista de tipos de arquivo selecione JBoss, escolha a versão 4.2 clique em Next e na janela seguinte clique no botão Browse apontando para a pasta do jboss que foi descompactada, no campo JRE tire da opção Default JRE e coloque na jdk que você instalou. Clique em Finish e seu ambiente está pronto. Caso tenha faltado alguma coisa comentem que eu dou um update no post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário